Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Aula de italiano na escola: uma nova oportunidade para o desenvolvimento profissional, educacional e cultural de crianças e jovens

Aula de italiano na escola: uma nova oportunidade para o desenvolvimento profissional, educacional e cultural de crianças e jovens

“Buongiorno, buona notte, ciao, sorella, fratello, nonno, padre ….”. Essas foram algumas das primeiras palavras em italiano aprendidas pela aluna, Sôenia Da Luz, 7 anos. Ela e mais de 350 alunos da rede municipal, estadual e particular de Cocal do Sul iniciaram o projeto aula de italiano oferecido pelo Governo Municipal em parceria com o Centro di Cultura de Curitiba e o Círculo de Italiano de Cocal do Sul.

As aulas são gratuitas e ministradas pela professora Mariana Búrigo Demenech. Elas atendem estudantes de 6 a 14 anos no contraturno escolar. “Eu estou adorando. Meu pai fala em casa e sempre dizia que eu tinha que aprender. Agora a gente troca palavras juntos. As aulas são divertidas e a professor muito legal”, afirma a aluna Soênia.

 

As aulas também estão sendo bem aproveitadas pela estudante, Gabrielle Zanelatto, de 10 anos.  “Minha família é de descendência italiana. Eu cresci ouvindo minha nona falando a língua e meu pai também entende um pouco. Agora estou tendo essa oportunidade de aprender, valorizar esse laço que também poderá me ajudar no futuro, pois tenho o sonho de conhecer a Itália”, conta.

Nesta quinta-feira (12), o prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) e a secretária de educação, esporte e cultura acompanharam as aulas que acontecem nas escolas de Ensino Fundamental José Peruchi, Cristo Rei e Demétrio Bettiol. Na escola Cristo Rei, eles foram recebidos com os cumprimentos em italiano na ponta da língua.

 

“Estamos admirados com a força de vontade e interesse dos nossos alunos. São mais de 350 estudantes envolvidos em nosso projeto. Entendemos que é fundamental levar essa oportunidade aos estudantes de Cocal do Sul. Parcerias nas áreas da educação e da cultura sempre dão bons resultados aos jovens e ajudam no desenvolvimento. Essa é uma parceria inédita que o nosso município está oferecendo e o sucesso depende dos nossos participantes. Estamos muito orgulhosos por isso, pois estamos garantindo conhecimento cultural, intelectual e fortalecendo os laços entre o Brasil e a Itália. Desta forma, queremos que nossos alunos pensem nesse aprendizado também para o seu futuro profissional”, destacaram Ademir e Aninha.

 

Atenciosamente

Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

Maria Luiza da Rolt