Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Defesa Civil instala réguas linimétricas para monitoramento do Rio Caipora em Treze de Maio

Defesa Civil instala réguas linimétricas para monitoramento do Rio Caipora

Para ajudar na segurança dos moradores do centro de Treze de Maio, a Defesa Civil do Município de Treze e Maio instalou réguas linimétricas para o monitoramento do Rio Caipora e seus afluentes.

O coordenador da Defesa Civil, Altair Margotti, explicou que as réguas, que foram instaladas com a ajuda do Eng. Agrônomo Geraldo B. Eller, servem para o auxílio do acompanhamento dos níveis de água do rio. “Este equipamento ajuda na hora da tomada de decisões importantes caso haja transbordamento repentino ou gradual do volume de água do rio que corta o centro do município, tentando evitar assim grandes transtornos em possíveis inundações e no controle das áreas consideradas de risco, obtendo assim informações necessárias em projetos de desassoreamento, de manejo ambiental e de construções civis no entorno, sendo de grande importância ambiental e para a segurança dos moradores do Município.”, comentou.

Além desta medida, também foi realizada a recuperação ambiental de um trecho do Rio Caipora situado em Vila Nandi, onde foram plantadas aproximadamente 1000 mudas de árvores nativas de 40 espécies fazendo o enriquecimento da flora local. O trabalho desenvolvido pela secretaria de Agricultura se iniciou em maio de 2019 com a ocorrência de chuvas intensas que causaram grandes alagamentos de área urbana e rural do Município, envolvendo esta atividade a conformação mecânica dos taludes erodidos do rio, a instalação de cercas para evitar o acesso de gado bovino e de outros ruminantes nas áreas de preservação permanente e também o plantio de árvores nativas e de vegetação de gramíneas e amendoim forrageiro para a contenção dos taludes do Rio Caipora evitando assim o assoreamento e reduzindo o potencial de alagamento.

A Amurel participou do projeto especialmente com apoio de assessoria técnica ambiental