Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Distrito de Estação Cocal pode ter novamente um candidato a vice-prefeito

Estação Cocal pode ter novamente um candidato a vice-prefeito

Antonio Patricio, o Toninho para muitos, o Toni para a família, é pré-candidato a vice-prefeito representando o distrito de Estação Cocal ao lado do médico cardiologista Dr. Juninho de Costa, pré-candidato a prefeito, no pleito eleitoral deste ano.

Com experiência no setor industrial e em atividades comunitárias, Patricio é um defensor de que o Distrito tenha um representante na majoritária. “Temos uma contribuição muito grande com na economia e uma população significativa, sempre lutei para que tenhamos alguém da comunidade no dia a dia do governo municipal”, destaca o pré-candidato.

História na indústria

Filho de agricultores, Toninho trabalhou com os pais na roça até iniciar sua trajetória na indústria. Atuou em alguns ramos, como o do plástico e o da metalurgia, até ingressar na mineração, onde esteve por 19 anos em Mina Fluorita.

“Naquele período senti a necessidade de voltar a estudar e me qualificar para acompanhar a evolução tecnológica”, lembra. Após fazer cursos preparatórios e prestar o vestibular, cursou a faculdade de eletromecânica na Unesc.

Ainda estudando, assumiu a supervisão da mineração, nas plantas de beneficiamento. “Foi uma época de muita evolução para mim, adquiri teoria nos estudos e muita experiência na prática”, comenta. Ele também buscou o aperfeiçoamento em gestão de pessoas e passou a liderar equipes dentro da indústria.

“E fui aprendendo no diálogo, motivação e valorização, tirar o maior resultado dos trabalhadores que comigo estavam e muito me ajudaram a crescer como pessoa”, completa.

Período fora

Após o encerramento das atividades da Empresa Votorantim ele recebeu um convite para a construção de plantas de uma nova indústria no Paraná. O trabalho que teria duração de no máximo quatro anos, se tornou de oito anos.

“Apesar de deixar a minha localidade, foi um tempo de muito aprendizado. Conheci grandes profissionais e fiz muitos amigos, abrindo horizontes em todos os sentidos”, relata Toninho que acabou se aposentando no setor considerado insalubre.

“Tive convites para ficar no Paraná, para lecionar em Criciúma, mas optei por retornar para Morro da Fumaça, em Estação Cocal. Aqui estou até hoje, tenho um comércio e continuo produzindo para minha comunidade”, pontua.

Serviços comunitários

Desde adolescência, Toninho é um assíduo participante de ações comunitárias e da igreja. Participou e liderou grupos de jovens, Caep, CPCC, eventos esportivos e subdiretórios de organização popular.

O desafio de ser pré-candidato já vem sendo discutido com sua família há algum tempo. “Somos muito unidos, atuamos juntos na comunidade e em família entendemos que esse passo por Estação Cocal poderia ser tomado”. Toninho é casado com Sonia Regina Borges Patricio, há 31 anos, e pai de Franciele, Edwan e Manoel.

“Não critico nomes, mas sou bairrista e luto sim pela minha comunidade. Vejo que Estação Cocal tem um potencial muito grande para a indústria e isso precisa ser fomentado. As pessoas também precisam de mais atenção, ser ouvidas e obterem uma resposta dos governantes”, finaliza o pré-candidato a vice-prefeito.