Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Educação empreendedora: Cocal do Sul oportuniza projeto inovador para capacitação de 20 empresas com foco em técnica de gestão

Educação empreendedora: Cocal do Sul oportuniza projeto inovador para capacitação de 20 empresas com foco em técnica de gestão

 

Dar apoio aos pequenos e médios empresários e criar oportunidades para que as empresas fomentem seus negócios e cresçam por meio do conhecimento e visão técnica de gestão. É com este objetivo que o Governo Municipal de Cocal do Sul lançou o projeto “Educação Empreendedora”, na noite desta terça-feira (26), na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. A iniciativa inovadora será realizada pela empresa Wenova Corporat e irá oportunizar para 20 empresários e colaboradores um treinamento amplo e dinâmico na área da sustentabilidade empresarial.

 A capacitação será realizada em conjunto com o município de Urussanga em forma de parceria para a viabilidade do projeto. O lançamento foi aberto pelo consultor, Márcio Staudt que apresentou dados referentes à solidez das empresas, exemplos e a preocupação com o fato de 85% das empresas no Brasil fecham em menos de cinco anos por falta de técnicas de gestão e conhecimento.  Cada empresário também recebeu o cronograma das atividades que serão desenvolvidas durante os 10 encontros com base no diagnóstico feito pela Wenova com objetivo de identificar as necessidades de cada indústria.

 Para o empresário Marcelo Rosso, da empresa Colatech Argamassas e Rejuntes a expectativa para obter o conhecimento é a melhor possível.  “Essa é mais uma forma de incentivo que o Governo de Cocal do Sul nos oferece. Dar essa oportunidade para que a gente possa ampliar o conhecimento e crescer é ter visão, projeção e pensar no desenvolvimento da cidade e da classe econômica. Obrigado a prefeitura e toda equipe e parabéns por estarem comprometidos com o município”, avalia.

 O evento reuniu autoridades, empresários, colaboradores das empresas, secretários municipais, vereador, consultores e convidados, entre eles o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, secretário de administração, finanças e planejamento, Clédio Fachin, prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier e o prefeito de Siderópolis e presidente da Amrec, Hélio Roberto Cesa.

 O prefeito Ademir Magagnin destacou o projeto como uma forma de dar sustentabilidade às empresas. “Nosso secretário Clédio Fachin é o mentor de todo esse trabalho que será realizado em conjunto com Urussanga. Ele sempre nos cobrava que precisávamos oferecer algo a mais aos nossos empresários. Dar infraestrutura por meio de nossas áreas industriais é muito forte, mas não o bastante. Não queremos que ali nasça apenas um pavilhão. Nós desejamos que surja uma empresa forte, constituída e que leve seus produtos para todos os cantos do Brasil e para fora do país. E tudo isso é fruto de uma gestão sólida, visão empreendedora e pautada pelo conhecimento. Nós estamos torcendo para que os empresários aproveitem todas as etapas deste treinamento para que possamos cada vez mais somar e avançar. Esse é um investimento que traz um retorno muito grande ao município, pois um Governo que investe na indústria é um Governo que tem recursos para fazer suas ações. Sucesso às empresas que aderiram a esta oportunidade!”, declarou.

 Segundo Clédio Fachin o município de Cocal do Sul está oferecendo conhecimento e informações de desenvolvimento de gestão, principalmente. “Esse é um apoio aos micro e pequenos empresários. Esse suporte vem para fortalecer, pois o município faz uma cessão de terrenos para as empresas e nós acompanhamos juntamente com o trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico que elas têm a necessidade de um complemento de ajuda de gestão para que fomentem seus negócios, mantenham-se competitivas, cresçam, tenham acesso aos programas e políticas de estímulo ao empreendedorismo e à inovação”, pontua o secretário.

 Sobre o Treinamento

Ao todo, 40 empresas participam do projeto, 20 de Cocal do Sul e 20 de Urussanga. O treinamento terá início no dia 12 de março e contará com 40 horas desenvolvidas em 10 encontros itinerantes entre os municípios participantes.

Temas como introdução ao projeto e networking, modelagem de negócios, economia criativa, fluxo de caixa e formação de preço, marketing I: conceito e tendências do mercado, marketing II: presença digital, recrutamento e seleção, vendas, capacitação em licitações e avaliação geral do treinamento serão trabalhados durante os encontros.  Além disso, as empresas receberão atendimento individual pelas consultoras durante o projeto, para tirarem possíveis dúvidas e receberem orientação em algum “gargalo” específico.

 “Todos os assuntos que serão tratados são altamente importantes para as empresas. Nós precisamos cuidar e estar preparados para enfrentar as diversidades e ameaças que encontramos no mercado. Com base nisso, nós desejamos que os empresários e colaboradores participem dispostos e abertos às mudanças que nós precisamos ter para desenvolver. A iniciativa desses municípios, Cocal do Sul e Urussanga, é única em proporcionar esse treinamento”, afirma Gisele da Silva Lessa, Mestra em Desenvolvimento Regional e proprietária da Wenova Corporat.

 As empresas participantes de Cocal do Sul são: Andrea Maria de Souza, Ary João Campos ME, Colatech Indústria de Argamassas e Rejuntes, Creta Artefatos de Concreto, Expositores AELLI, Indústria e Comércio de Madeiras, Jota Silva Móveis e Serviços, JVA Transportes, Maqespera Máquinas e Equipamentos Eirele, Metalúrgica SJF, Nadir Maria Zuchinalli, Omega Comércio de Corantes Cerâmicos Eirele, Plasmac Reciclagem, Rialer Indústria Química, Roma Criação Emontagem para Estande, Rosguiar Manutenção e Equipamentos, DC – indústria de Usinagem, Thor Indústria e Comércio, Hidralfor Implementos Rodoviários, Olivos e DC Indústria de Usinagem.

Atenciosamente

Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

Maria Luiza da Rolt