Morro da Fumaça/SC
IMG-LOGO
Saúde

Altamente capacitados, profissionais da saúde formados pela Unesc contribuem com a comunidade


03/08/2022

Universidade possui grande e moderna estrutura que contribui com o aprendizado 

 

Como é bom confiar em um profissional da saúde. Poder ir ao consultório, sentar na cadeira, deitar na maca e ter a segurança de que sairá de lá com um diagnóstico e os encaminhamentos precisos. Quando sabemos que o profissional é formado em uma instituição de excelência, que preza pelo ensino e que inova a cada dia para colocar profissionais altamente capacitados no mercado, isso é melhor ainda. 

 

Essa segurança está entre as marcas da Unesc, Universidade com histórico de formação de grandes profissionais em oito cursos da área da saúde. A excelência no trabalho de biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutrólogos, odontólogos, psicólogos e médicos é comprovada não só pela própria comunidade, mas também pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos aos cursos de graduação.

 

Formada em Enfermagem e particular admiradora da área da saúde, a reitora Luciane Bisognin Ceretta tem orgulho por entender a dimensão dos reflexos positivos possíveis a partir da formação de excelência. “Eu vi e vejo na prática a diferença de um olhar diferenciado dos profissionais de saúde para a comunidade. Me orgulha muito saber que aqui na nossa Unesc estamos formando pessoas que terão olhar científico, ético e humano com seus pacientes e terão também a visão global dos processos, sistemas de saúde e tudo o que envolve esse universo”, salienta.

 

Dentre os cursos de graduação da área da saúde, de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina, apenas o último não está com processo seletivo aberto, estando os demais com oportunidades ainda válidas para ingresso já neste 1º de agosto.

 

Para a coordenadora de área, Graziela Amboni, este é o momento de definir o futuro, escolhendo um dos cursos. “É uma oportunidade para aquela pessoa que pensa como quer a vida daqui a  cinco anos, que quer uma mudança. Isso se define agora. É começando agora que vai ter o resultado lá na frente”, diz.

 

Quem definiu que quer ingressar na área da saúde, mas ainda não sabe qual curso escolher, pode tirar todas as dúvidas na Universidade. “Se você já sabe que quer seguir na área da saúde, mas não sabe qual curso, pode vir, assistir uma aula, conversar com os coordenadores e pedir explicações sobre o currículo da graduação. A partir daí conseguimos identificar qual a profissão mais adequada para um e ajudar nesse processo de escolha. Precisamos aprender a reconhecer este perfil para fazer a escolha certa”, explica.

 

Bolsas de até 100% para a graduação

 

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433. As aulas do segundo semestre de 2022 iniciam na próxima segunda-feira (01/08), com oportunidade de bolsas de estudos de até 100%. As vagas são limitadas.

 

Estudantes que optarem pela transferência de outra instituição podem acessar bolsa de 20% até o final do curso. O mesmo desconto é válido para reingresso, estudantes que trancaram os estudos e querem retornar à Universidade. Já para interessados em uma segunda graduação o desconto é de 25%, também até o final do curso. “Temos uma equipe do setor Comercial preparada para receber as dúvidas das pessoas e explicar o que precisam fazer para acessar estas bolsas”, destaca Graziela.

 

Pela Graduação Multi, a experiência como base do ensino 

 

A experiência como base do ensino. Esta é a Graduação Multi implantada pela Unesc no primeiro semestre e que chegou para revolucionar o ensino. Trata-se de um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com os setores produtivo e público, além da sociedade.

 

Focada no futuro da educação superior, a Universidade iniciou em 2022 o projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. ”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

 

A partir da proposta as disciplinas dos 35 cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o projeto se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige. 

 

Conforme a coordenadora da área da Saúde, Graziela Amboni, a Graduação Multi permite que os alunos tenham, desde o início, a prática da profissão que escolheu. “Além disso, estamos fazendo trabalhos entre cursos, o que possibilita capacitar estes profissionais para o mercado de trabalho, no qual é importante saber trabalhar em grupo. Uma das grandes dificuldades das pessoas é a relação humana. Às vezes não conseguem desenvolver um trabalho adequado em função de não saber se relacionar com as pessoas. Quando um acadêmico aprende a se relacionar com outros estudantes, colegas de outros cursos, respeitar a opinião do outro e, juntos, construírem um projeto de saúde para alguém ou para uma comunidade, isso traz de fato a diferença. Estes serão os profissionais diferenciados”, destaca.

 

Unesc, a única Universidade com um Centro de Realidade Mista na área da Saúde

 

Já pensou em interagir e manipular objetos virtuais em ambientes reais? Imagina utilizar a tecnologia no ensino de procedimentos em saúde? O metaverso, assunto que tanto tem se falado e que busca unir o mundo real e virtual, já é realidade nas aulas da Unesc. 

 

A Universidade é a única do país, seja privada ou pública, que possui um Centro de Realidade Mista, espaço que contribui com o ensino dos acadêmicos e coloca a Unesc ainda mais em evidência no que diz respeito à qualidade de ensino, pesquisa e extensão por meio da tecnologia. O projeto está disponível aos cursos da área da saúde da Universidade. “O acadêmico consegue ver o corpo humano inteiro em funcionamento por meio de um óculos 3D. O aluno de Medicina, faz uma cirurgia por meio desta tecnologia, o acadêmico de Enfermagem aplica uma injeção, tudo a partir de uma realidade mista”, diz Graziela.

 

O Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff, inaugurado no fim de junho, foi pensado com base no que há de mais moderno na área da saúde e faz parte do Centro de Práticas Inovadoras do Ensino da Saúde. Os alunos de graduação e pós-graduação podem ter aulas de anatomia de uma forma dinâmica e virtual, proporcionando uma experiência muito próxima da realidade. Inicialmente, o Centro ofertará 11 módulos de anatomia e de dois a três módulos de metacirurgia.

 

Além das salas e dos laboratórios

 

Mas se engana quem pensa que os alunos da área da Saúde da Unesc ficam somente entre salas e laboratórios. Para contribuir com a aprendizagem a Universidade possui ainda diversos projetos de extensão, entre eles o projeto Trilho da Saúde, as Clínicas Integradas, onde os aprendizados são colocados em prática, além de um grande envolvimento e contribuição no decorrer da pandemia. “A saúde sempre foi prioridade, mas após o processo pandêmico, percebemos que a saúde é o mais importante que temos”, fala a coordenadora da área da Saúde.

 

Excelência comprovada

 

Recentemente a qualidade da Unesc foi comprovada também por meio das avaliações do Ministério de Educação. Desta vez, resultou em nota máxima aos cursos da Unesc Virtual, que certifica as graduações EAD em Processos Gerenciais e em Marketing, além do semipresencial em Gastronomia, com a nota cinco, a máxima do MEC e os cursos em modelo EAD em Gestão de Turismo e em Gestão de Recursos Humanos com a nota quatro.

Além das notas, os avaliadores do MEC destacaram a excelência no trabalho da Unesc, assim como a arquitetura pedagógica inovadora e o material didático de qualidade, pontuando ainda como “notáveis” as infraestruturas física, tecnológica e de capital humano. 

Complementando este resultado, Unesc figura mais uma vez em uma seleta lista da revista inglesa Times Higher Education (THE), que avalia as universidades em todas as suas missões como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, tudo isso, baseado em 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas.

Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc

 

Altamente capacitados, profissionais da saúde formados pela Unesc contribuem com a comunidade
Altamente capacitados, profissionais da saúde formados pela Unesc contribuem com a comunidade
Altamente capacitados, profissionais da saúde formados pela Unesc contribuem com a comunidade
Altamente capacitados, profissionais da saúde formados pela Unesc contribuem com a comunidade
Voltar
Outras notícias