Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

O que é física de partículas?

O que é física de partículas?

 

Na antiguidade, dizíamos que eramos feitos de terra, água, fogo e ar. E no decorrer dos anos, a ciência nos mostrou que não, que somos feitos de diminutas “bolas de bilhar”. E com a tecnologia que temos atualmente, podemos ir mais além.

Usualmente aprendemos na escola que tudo é constituído de átomos, e que os átomos são constituídos por partículas como prótons, neutrons e elétrons… e as coisas (usualmente) param por ai.

 

MAS, existe muito mais que prótons, neutrons e elétrons! O mundo subatômico não para por ai.

Do que são feitos os prótons, neutros e elétrons? Alguém poderia perguntar.

 

Eles são feitos de Quarks (exceto os elétrons, que são elétrons), e ainda não conhecemos se tais partículas são constituidas por outras partículas ainda menores. Só para ter uma noção do quão pequeno eles são, imagine que um Quark tenha 1 milimetro de diâmetro. Seguindo a mesma proporção, um fio de cabelo teria 1 bilhão de quilometros de diâmetro, o suficiente para dar 15 mil voltas ao redor da Terra!

 

Estamos lidando com coisas muitíssimo pequenas!

 

Existem diversos tipos de partículas, tais como: bosons, leptons e quarks. E no fim das contas você pode se perguntar, por que conhecer tudo isso? “Pra que”?

 

Para desenvolver novos equipamentos e técnicas, pois medir e descobrir tais partículas não é uma tarefa fácil. Equipamentos de tomografia e ressonância magnética, desenvolvimento de novos remédios, tratamento de câncer, aparelhos eletrônicos, entre outros, são exemplos de onde tal ramo da ciência pode ser aplicada.

 

A física de partículas pode ser uma disciplina complicada, mas, assim como toda ciência, é através de seus estudos que inovações são desenvolvidas para nos fornecer melhorias na nossa qualidade de vida.

 

Se interessou? Abaixo temos alguns links sobre o assunto.

[Vídeo/Legendado] Modelo Padrão da Física de Partículas (https://www.youtube.com/watch?v=Nqi-bM90vfg)

[Texto/Português] Aventura das Partículas (http://www.sprace.org.br/AventuraDasParticulas/)

[Poster/Português] Partículas e Interações Fundamentais (http://www.cpepphysics.org/images/particle_chart_PT.jpg)

[Texto/Inglês] Why Particle Physics Matters (http://www.symmetrymagazine.org/article/october-2013/why-particle-physics-matters)

 

Texto por Fernando Basquiroto de Souza