Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Sessão da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça terça feira 16/04/2019

Sessão da Câmara de Vereadores  

 

Entre os Projetos de Lei aprovados nesta terça-feira (16/04) na Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores está o Projeto de Lei PE nº 014/2019 que autoriza o Município a ceder um veiculo para a Polícia Civil de Morro da Fumaça. O Projeto foi apreciado pelas comissões e aprovado em caráter de urgência nesta última Sessão. 

 Projeto de Lei aprovado PE 014/2019 

Este Projeto autoriza o Município a integrar o consórcio intermunicipal que regulamenta questões de fornecimento de água e também regular a atividade prestada aos usuários e estipulando normas referentes ao fornecimento de água e também a disponibilização de rede de saneamento básico, contribuindo, para com a qualidade dos serviços. 

 Educação  

 Aprovada a Indicação ao Executivo de autoria do vereador José Carlos Bortolin (MDB), a fim que seja criado um Centro Profissionalizante no Distrito de Estação Cocal, disponibilizando gratuitamentecursos nas mais diversas áreas. Um dos  principais objetivos desta indicação é facilitar o acesso aos cursos para  os moradores do Distrito e dos Bairros Vila Rica e Mina Flourita,  qualificando pessoas para o mercado de trabalho e assim gerando mais empregos para os Fumacenses daquela localidade.    

 

Outra indicação do vereador José Carlos Bortolin (MDB) também é voltada a educação. O vereador sugere uma ampliação de cursos profissionalizante e de forma gratuita na Cidade. Atualmente o Município oferece cursos de: informática para adultos e crianças a partir de oito anos de idade, costura tradicional e industrial, artesanato, pintura em tela, pintura em tecido, Pat work e crochê. Atulamente 239 alunos participam destes cursos oferecidos na Escola Profissional Idalina Machado de Freitas. O vereador acredita que a Cidade precisa de mais cursos em diferentes áreas profissionais aos Fumacenses  

 Saúde 

  Com o objetivo de melhorar o atendimento na saúde, foi aprovada a indicação dos vereadores Antonio Ary Deluca (PP) e Raimundo Marques (MDB) para que o Prefeito Municipal venha a contratar um profissional médico, para trabalhar com exclusividade nas unidades de saúde do Bairro Vila Rica e Mina Fluorita. Os vereadores salientaram que fizeram este pedido em virtude de que os moradores destas localidades não precisem se deslocar até as Morro da Fumaça para serem atendidos. Desta forma um médico exclusivo na localidade irá proporcionar mais rapidez e comodidade á grande demanda de usuários do Sistema de Saúde Municipal no Distrito de Estação Cocal. 

                                                                      Limpeza nas margens da Ferrovia  

 Em requerimento direcionado ao Diretor Presidente da Ferrovia Tereza Cristina S/A de Tubarão/SC, o vereador Raimundo Marques (MDB), solicita com urgência a limpeza geral e a roçada as margens da malha férrea que corta o Município. O vereador salienta que a roçada tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores, evitando sujeira, insetos, trazendo segurança e mais visibilidade de todos que precisam atravessar a linha férrea. Importante destacar que os moradores também são responsáveis em manter estas áreas próximas a ferrovia limpas evitando colocar qualquer tipo de lixo nessas margens.

 

                                                            Vereador solicita atenção ao Bairro COHAB  

Vereador Alison Felix Bertan (PR), para que o Prefeito Municipal, juntamente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura e Secretário Municipal de Obras intercedam, urgente e intrinsecamente, no sentido de ser disponibilizada uma creche infantil no Bairro COHAB, notadamente onde encontra  se sediado o PETI que, atualmente, encontra-se desativado, a fim de contemplar todo o Bairro Maccari e adjacências. “acredito que caso não venha de interesse do executivo reinstalar o PETI, como a estrutura é ampla e segura poderíamos abrir uma creche que poderá ser usada pelos moradoees da coahab, Bairro maccari e outra localidade”, Salienta o vereador Alison Felix Bertan.  

 Drenagem  

 O vereador também solicita uma drenagem fechando toda a extensão do Rio Linha Torrens que corta o Bairro COHAB. Segundo as visitas feitas pelo vereador, existe um mal cheiro muito grande naquela área, aumentando ainda mais em dias mais quentes. Esta situação provoca a proliferação de mosquitos, moscas e outros insetos causando um grande desconforto para os moradores. “Seria de grande valia esta obra no Bairro, pois, este é um problema muito antigo e que esta solicitação deve ser olhada com muita atenção pelo Executivo para melhorar o dia a dia dos moradores que sofrem com este problema ha anos”, completa o vereador. 

  Moção de aplausos ao Prefeito 

 A Moção de Aplauso ao Prefeito de Morro da Fumaça foi uma iniciativa dos vereadores: Raimundo Marques (MDB), Marcio Marques (PP), Antonio Ary Deluca (PP) e Alison Felix Bertan (PR). Os vereadores reconheceram o excelente projeto e a recente inicialização da pavimentação asfáltica da Rua dos Expedicionários e Rua da Independência, ambas localizadas no Bairro Naspolini. Está obra projeta ainda mais o desenvolvimento da Cidade e mostra a devida atenção do Executivo ao povo Fumacense.