Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Sessão Ordinária da Câmara de vereadoras desta terça-feira 22 de Outubro

Sessão Ordinária da Câmara de vereadoras desta terça-feira 22 de Outubro

 

Visando atender as demandas da população e garantir melhorias na segurança, educação, saúde, lazer, saneamento básico, infrastrutura e outras áreas os vereadores da Câmara Fumacense continuam apresentando um trabalho essencial no desenvolvimento de Morro da Fumaça.

 

Projetos de Lei aprovados

 

Projeto de Lei PL nº 025/2019 – EMENTA: “Dispõe sobre a obrigatoriedade construção de faixa elevada de segurança para pedestres defronte aos estabelecimentos de educação das redes pública e particular de ensino, sediadas no município morro da fumaça e dá outras providências.”

 

Projeto de Lei PL nº 027/2019 – EMENTA: “Dispõe sobre a divulgação, de forma mensal, da lista de medicamentos disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde e dá outras providências.”

 

Projeto de Lei PL nº 028/2019 – EMENTA: “Denomina área industrial vereador Alberto Padoin e dá outras providências.”

Projeto de Lei reprovado

 

Projeto de Lei PE n º 048/2019 – “Ratifica o protocolo de intenções do consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e dá outras providências.”

Vereadora, em exercício, propõe kit de higiene para alunos da rede Municipal de Ensino

 

A vereadora em exercício Renata Gabriel Rocha (MDB), apresentou uma indicação ao Prefeito Municipal, para que através da Secretaria da Educação, forneça aos alunos matriculados na rede pública municipal um Kit de Higiene pessoal no início de cada mês e de forma gratuita. A vereadora, em exercício, sugere os seguintes itens nos kits: toalha, lenço umedecido, creme, escova e fio dental. A proposta da vereadora, em exercício, também sugere que a Secretaria da Educação, promova nas escolas da rede municipal, ações e campanhas educativas periódicas voltadas à orientação sobre a importância da higiene pessoal dos alunos. 

 

Obras no Distrito de Estação Cocal são solicitadas pelo vereador Raimundo Marques (MDB)  

 As Indicações do vereador Raimundo Marques (MDB), foram aprovadas por unanimidade na Sessão desta última terça-feira (22/10). As solicitações abrangem localidades do Distrito. O vereador Raimundo Marques (MDB), propõe ao Prefeito Municipal, Secretário de Obras e ao Secretário Distrital a construção um Centro de Eventos ou um Centro Múltiplo-Uso no Distrito de Estação Cocal. Outro importante documento apresentado pelo vereador Raimundo Marques (MDB), pede à abertura do prolongamento da Rua João Pagnan, no Distrito de Estação Cocal, com início nas imediações da residência do senhor Lair Laurindo, atravessando a propriedade territorial dos herdeiros de João Reni Maragno, até encontrar-se com a Rodovia Estadual Genésio Mazzon – SC/445.  O vereador acrescenta que deverá ser implantada a drenagem e pavimentação de todo o trecho solicitado.

Para a Localidade de Mina Mina Fluorita, o vereador indica ao Prefeito Municipal, Secretário de Obras e Secretário Distrital, para que sejam feitas duas obras: a pavimentação da travessa, que se localiza atrás da Capela Nossa Senhora Aparecida e ainda o alargamento da Rua Elias de Rochi. De acordo com a justificativa o vereador, estas obras solicitadas são essenciais, acompanham o crescimento e desenvolvimento das localidades do Distrito onde vem atender os constantes  pedidos dos moradores.

  Vereador Raimundo Marques pede revitalização e pinturas de lombadas e faixas no município

 O vereador Raimundo Marques (MDB), por meio de indicação solicitou ao Poder Executivo, que seja realizado a revitalização com pintura e devida recuperação, todas as faixas de pedestres, inclusive as elevadas, meio-fios e lombadas físicas no Centro da cidade, e também no Distrito de Estação Cocal. Para o parlamentar com o passar do tempo é natural que haja um desgaste na pintura das faixas de sinalização devido ao fluxo do movimento, assim,  mantendo uma pintura de sinalização sempre visível não só os motoristas, mas também os ciclistas e ainda os pedestres terão maior segurança atravessarem as ruas.

 Saúde é destaque no pedido de Informação do vereador Alison Felix Bertan (PL)  

 Procurando sempre melhorar e atender aos anseios da população o vereador Alison Felix Bertan (PL), apresentou um Pedido de Informação voltado para a saúde da Cidade, solicitando ao Executivo as seguintes Informações: Informar, de forma escrita e individual mês a mês, qual o valor total gasto com aquisição de medicamentos, fornecidos através da Secretaria Municipal de Saúde, que foram pagos com recursos próprios da Prefeitura, também através de recursos da pactualização do Sistema Único de Saúde, adquiridos de fornecedores e farmácias particulares, credenciadas ou contratadas pelo Município no período entre os meses de janeiro até 21 de outubro de 2019. Neste Pedido de Informação o vereador Alison Felix Bertan (PL), solicita ainda que seja informado, quais as farmácias e fornecedores que fornecem ou forneceram medicamentos para a Prefeitura, pelo período compreendido entre os meses de janeiro até 21 de outubro de 2019, remetendo, inclusive, cópia de todos os contratos. O Pedido de Informação foi aprovado por unanimidade.

 

Vereadores solicitam informações ao Executivo 

O vereador Dilanio Willian Sartor (PSD) e as vereadoras, em exercício, Lucilene Pagnan Cechinel (PSD) e Renata Gabriel Rocha (PSDB), solicitam através de um Pedido de Informação, que de forma escrita, o nome de todos os servidores ocupantes do cargo efetivo de motorista da cidade apresentando inclusive, a atual e o respectivo local onde estão ocupando suas funções.

 

Indicação voltada à educação é aprovada por unanimidade na última sessão do legislativo Fumacense 

Uma Indicação voltada à educação foi proposta pela vereadora, em exercício, Lucilene Pagnan Cechinel (PSD). A vereadora, solicita  ao Prefeito Municipal e a Secretária Municipal de Educação que seja criado e disponibilizado o projeto: “CUBO MÁGICO”, a ser implementado em toda rede municipal de ensino, como atividade complementar, para o próximo ano letivo. O Cubo Mágico pode ser usado como uma ferramenta pedagógica podendo desenvolver inúmeros benefícios, sociais e mentais como concentração, autoestima, raciocínio lógico, entre outros. Para a vereadora, um trabalho com o Cubo Mágico no âmbito escolar, influencia no desenvolvimento e trás muitos benefícios aos alunos de todas as faixas etárias.