Telefones: (48) 3434 4741 / 9913 6641

Sessão Ordinária desta terça-feira 20 de Agosto

Sessão Ordinária desta terça-feira 20 de Agosto

O presidente do Legislativo o vereador Tiago Minatto (MDB) conduziu mais uma Sessão no Legislativo Fumacense. A Sessão Ordinária desta terça-feira (20/08) mais uma vez contou com a presença de todos os Parlamentares que se mostram ainda mais presente nos interesses da Cidade. Os vereadores apresentaram requerimentos, indicações, pedidos de Informação e Moções de Aplauso e de Repúdio.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara acontece na próxima terça dia 27 de agosto e contará com a presença do Sr, Carlos Pellegrin, que receberá a Moção de Aplauso em homenagem aos 45 anos do Supermercado Pellegrin.

Moções de Aplauso aos festeiros da festa de São Roque

Uma das Moções de Aplausos foi proposta por todos os vereadores para homenagear à comissão de festeiros/2019, que promoveram a belíssima festa em honra a São Roque entre os dias 13 à 18 de agosto. Na Moção os vereadores destacaram mais uma vez o empenho, a organização e o sucesso de mais uma festa do nosso Padroeiro. O Presidente do Legislativo destacou o sucesso do evento, “a novidade do Café colonial que engrandeceu ainda mais a festa, promoveu uma belíssima integração entre toda a sociedade. Parabéns a todos os organizadores” finalizou Minatto.

Mara Jane Saccon recebe Moção de Aplauso no Legislativo Fumacense

Uma Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Edivaldo Marcolino (MDB) e a vereadora, em exercício, Lucilene Pagnan cechinel (PSD). A homenagem à Fumacense Mara Jane Saccon, devido a sua participação em uma importante missão voluntária, para colaborar com os refugiados na Síria. A vereadora, em exercício Lucilene disse que precisaria de muito tempo para descrever as várias ações que a Mara Jane fez. O vereador Edivaldo Marcolino, destacou que, uma pessoa que se dedica, larga sua família, sua cidade para fazer este tipo de trabalho, merece muito respeito. Hoje residindo em Florianópolis, Mara Jane, nunca

perdeu o vinculo com Morro da Fumaça. O Presidente do Legislativo vereador Tiago Minatto (MDB) destacou a influência da Família Saccon que sempre fez coisas muito boas pelo Município. O Presidente Falou ainda, que acompanha os trabalhos da Mara Jane pelas redes sociais e parabenizou os vereadores pela Moção sugerida. A honraria será entregue em outra oportunidade

Pedido de Informação é apresentado pelo Vereador Alison Felix Bertan (PL)

Sempre preocupado com o desenvolvimento do Município, o vereador Alison Felix Bertan (PL) apresentou um Pedido de Informação ao Prefeito Municipal, para que junto com o Secretário Municipal de Obras, encaminhe informações sobre a Rua Valter Santos Espíndola, no Loteamento Matilde Dagostin Recco no Bairro Maccari. O vereador questiona se há previsão de ser realizada a pavimentação da Rua, inclusive início e prazo de conclusão da pavimentação e também qual seria a fonte do recurso utilizado na realização da obra (recursos próprios ou emendas/convênios). Para o vereador o motivo deste pedido vem para atender os questionamentos dos moradores.

Parlamentares fazem Moção de Repúdio ao Governador do Estado

Moções de Repúdio Os vereadores Edivaldo Marcolino (MDB) e o vereador Dilanio Willian Sartor (PSD) apresentaram na Sessão desta terça-feira (20/08), três Moções de Repúdio, a serem encaminhadas ao Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa, à Presidente da CIDASC de Santa Catarina, Luciane de Cássia Surdi e também ao Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. A ação repudia a transferência do Escritório Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Criciúma para Araranguá. Para os Parlamentares a base regional é Criciúma, onde está concentrado o maior número de habitantes, além de a CIDASC estar instalada em uma sede própria, junto à Epagri. No momento a transferência está suspensa temporariamente.

Indicações do Vereador

Indicações do Vereador Raimundo Marques

Indicações do Vereador Raimundo Marques (MDB) são voltadas ao Prefeito Municipal, e ao Secretário de Obras e com o Secretário Distrital. Em caráter de urgência o vereador solicita a construção de sanitários públicos no centro de nossa Cidade, e também, no Distrito de Estação Cocal, bem como em demais locais considerados necessários, a critério da Administração Municipal, inclusive com a devida infraestrutura para atender pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida.

O vereador Raimundo Marques (MDB) solicitou também, a pavimentação da travessa localizada atrás da Capela Nossa Senhora Aparecida, situada na localidade de Mina Fluorita. Segundo o vereador, esta obra é um pedido de urgência vinda dos moradores, que sofrem sem a pavimentação devido ao movimento intenso de veículos diariamente.

Para a educação o vereador solicitou no Bairro Naspolini, a construção de uma Escola-Modelo, conforme especificações estabelecidas pelo Ministério da Educação. Para o

vereador a educação é a base para o sucesso em todas as áreas na vida do cidadão, assim ela poderá contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Esta indicação agrega pedidos dos moradores, que acreditam que o Bairro Naspolini precisa com urgência uma nova escola ou a reforma e ampliação da estrutura da Vicente Guollo.

 

Pedido de Informação e indicações pela vereadora Lene

Procurada por alguns profissionais da educação do Município, a vereadora em exercício, Lucilene Pagnan Cechinel (PSD), apresentou um Pedido de Informação para o Executivo com o objetivo de saber, se já fora constituída a comissão permanente de sindicância e processo administrativo disciplinar de que trata o Projeto de Lei Complementar PE nº 019/2019, Comissão Permanente de PAD, encaminhando, inclusive, cópia do respectivo ato normativo/regulamentar da referida lei. No mesmo Pedido de Informação a vereadora, em exercício solicita ainda que, sejam informados detalhadamente quais os critérios que serão utilizados para promover as avaliações. A vereadora, em exercício, Lucilene salientou a capacidade de todos no quadro de funcionários do Município, mas gostaria de saber quem serão os componentes, cargos que ocupam, onde ocupam suas funções.

Sempre defendendo a educação e pensando na segurança de pais, alunos e professores do Município a vereadora, em exercício, Lucilene Pagnan Cechinel (PSD) apresentou uma indicação ao Executivo para que viabilizem com urgência a pintura das

faixas para travessia de pedestres, nas proximidades e na frente das escolas do Município. A vereadora, em exercício salienta que, vem crescendo o aumento no fluxo de motoristas em frentes das escolas no horário de pico e, é muito importante que as ruas estejam bem sinalizadas para maior segurança de todos.

 

Saúde é destaque na indicação

Devido a sugestões de várias pacientes na Cidade, o vereador José Carlos Bortolin (MDB) apresentou uma Indicação ao Executivo e ao Secretário Municipal de Saúde, para a contratação de uma Médica Ginecologista. O vereador acrescenta que existe uma grande necessidade deste especialista em Morro da Fumaça. Na Indicação o vereador salienta que, preferencialmente, este profissional seja do sexo feminino, atendo os pedidos das mulheres da nossa Cidade.

Vereadores Edivaldo Marcolino e José Carlos Bortolin fazem Pedido de Informação

Um pedido de Informação apresentado pelos vereadores do MDB Edvaldo Marcolino e José Carlos Bortolin foi aprovado por unanimidade na Sessão desta terça (20/08). Os vereadores pedem ao Executivo as seguintes informações:

a) Cópia do ato administrativo (Decreto/Portaria) que constituiu e nomeou os membros da Comissão Disciplinar que conduziu o Procedimento Administrativo Disciplinar em face dos servidores: Renato Cechinel, Rangel de Fáveri Serafin e Fernando Dilton Teixeira, inclusive todos os atos expedidos após a deflagração dos referidos PAD’S;

b) Cópia integral dos respectivos pareceres, exarados pela Comissão Disciplinar instaurada pela Municipalidade, referente os PAD’s – Procedimento Administrativo Disciplinar – dos servidores: Renato Cechinel, Rangel de Fáveri Serafin e Fernando Dilton Teixeira;

c) Cópia integral dos respectivos pareceres jurídicos, exarados pela Procuradoria-Geral da Municipalidade, referente aos supra citados processos administrativos instaurados, pela Comissão Disciplinar, em desfavor dos servidores: Renato Cechinel, Rangel de Fáveri Serafin e Fernando Dilton Teixeira;

d) Cópia integral dos respectivos atos administrativos (decretos/portarias), editados pela Municipalidade, originados do PAD – Procedimento Administrativo Disciplinar -, que tem por objeto a demissão dos servidores: Renato Cechinel, Rangel de Fáveri Serafin e Fernando Dilton Teixeira, remetendo, inclusive, demais expedientes que serviram de fundamentação para a decisão proferida pelo Chefe do Poder Executivo Municipal em relação as demissões retro mencionadas.

Indicações

Visando segurança, desenvolvimento e mobilidade aos moradores, os vereadores Alison Felix Bertan (PL), Raimundo Marques (MDB) e José Carlos Bortolin também do (MDB) solicitaram uma obra que ira ligar vários bairros ao centro da Cidade. Os vereadores pedem o prolongamento da Rua Luiz Scotti, realizando abertura uma via- Pública interligando a Rua Vanteiro Margotti com a Rua Cônego Dominoni.

Indicação do vereador Dilanio é voltada para Linha Torrens

Esta Indicação é uma solicitação vinda dos moradores de toda a comunidade de Linha Torrens através do vereador Dilanio Willian Sartor (PSD). A indicação ao Prefeito Municipal e para o Secretário de Obras foi feita em caráter de urgência para a disponibilização do caminhão-pipa, semanal e periodicamente, no mínimo 04 vezes na parte das residências na Rodovia Municipal Germano Magagnin. Está é uma via não pavimentada, que precisa de manutenção e conservação. O vereador lembra que a passagem do caminhão-pipa irá amenizar o volume de poeira que invade as suas residências, devido ao expressivo tráfego de veículos e caminhões que trafegam diariamente neste loteamento.